segunda-feira, 25 de junho de 2012

Comissão de Utentes vai avançar com boicote às taxas moderadoras se forem aplicadas

A Comissão de Utentes do Serviço Regional de Saúde organizou, hoje de manhã, um colóquio público para debater o estado da Saúde na Região, onde contaram com a participação de utentes, enfermeiros e médicos. No final, ao DIÁRIO, a responsável por esta comissão, Elisa Mendonça, disse que vão lutar até ao fim para que as taxas moderadoras não sejam aplicadas e que se, em Julho, forem introduzidas, vão apelar à população ao não pagamento das mesmas.
No final deste encontro, Elisa Mendonça referiu que uma das conclusões deste debate é que tem de haver "mais sinergias entre profissionais de saúde e utentes para que estes vários atropelos, como as taxas moderadoras e o fecho de urgências, não continuem a acontecer". Neste colóquio, fizeram uma avaliação da evolução do sistema de saúde da Madeira, o que tem de bom e de mau, bem como da situação actual. "Desde muito cedo nunca se organizou todos os recursos que estavam disponíveis e também os utentes querem cada vez mais interagir nestes processos e o Governo Regional tem de nos ouvir", continuou.
A responsável apontou que o que está bom é ainda não haver taxas moderadoras, os centros de saúde com médicos de família e a ideia de criar um emfermeiro de família. Do lado menos positivo está a escassez de material nas unidades de saúde, de medicamentos, de exames e de profissionais de saúde e quando querem introduzir taxas moderadoras na saúde. "Nós estávamos com um bom sistema, com um sistema progressista a nível de saúde", referiu, apontando que a evolução começou a andar para trás.
Quanto às taxas moderadoras, voltou a referir que as mesmas são ilegais, uma vez que não foram discutidas em plenário, e que já enviaram a todos os grupos parlamentares na ALM o parecer jurídico da Comissão de Utentes, defendendo que os partidos devem mesmo levar esta questão a plenário.
Apesar da luta, a comissão ainda não recebeu qualquer posição oficial, mas dizem que não vão desistir, até porque têm cada vez mais pessoas associadas. "Temos muita gente envolvida, já há um reconhecimento público da comissão e é claro que vamos fazer tudo e mais alguma coisa nesta batalha das taxas moderadoras para que, dia 16 de Julho, não sejam implementadas porque o Governo Regional faz uma legislação ilegal", frisou, sublinhando que, se forem mesmo aplicadas estas taxas, vão apelar à população para que não as paguem. "Que chamem a PSP, é ilegal, por isso não temos que pagar", rematou.

http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/331272-comissao-de-utentes-vai-avancar-com-boicote-as-taxas-moderadoras-se-forem

Nenhum comentário:

Postar um comentário