quinta-feira, 23 de maio de 2013

Centros de saúde das zonas rurais ‘têm de ser valorizados’

http://www.diariocidade.pt/?p=56714


“Os centros de saúde nas zonas mais rurais da Madeira são de uma importância extrema porque praticam uma saúde preventiva e de proximidade; respondem às mais básicas necessidades dos utentes através dos cuidados necessários e básicos para o controle de algumas doenças, onde se incluem a diabetes e o colesterol”, apontou Elisa Mendonça, hoje em conferência de imprensa junto às instalações do Centro de Saúde do Porto da Cruz.
A representante da Comissão de Utentes do Serviço Regional de Saúde recordou, ainda, que nas zonas mais rurais grande parte da população é envelhecida, razão pela qual os centros de saúde assumem-se de grande importância.
“No entanto, estamos perante graves recuos quanto à política de administração dos centros de saúde mais distantes. Alguns deles, como os centros de saúde do Porto da Cruz, de Santana e da Calheta, apresentam um estado de degradação muito avançado e não respondem da melhor maneira às necessidades dos utentes”, apontou Elisa Mendonça.
Desta forma, a responsável pela Comissão de Utentes do Serviço Regional de Saúde reivindica a valorização dos centros de saúde nas zonas mais rurais da Madeira. “Queremos que os centros tenham melhores condições, bem como repudiamos qualquer intenção de encerramento de qualquer destes espaços. É preciso continuar a apoiar essas infraestruturas que salvaguardam os interesses dos utentes”, vincou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário