A Comissão de Utentes do Serviço Regional de Saúde tem realizado várias ações com vista a denunciar a degradação das condições nos centros de saúde e nos hospitais da Região Autónoma da Madeira. Esta manhã, junto ao Centro de Saúde de São Martinho – Nazaré, Carolina Cardoso apontou que a crise e o plano de ajustamento económico e financeiro não podem servir de desculpa para tudo.
Os centros de saúde da Calheta e de Santana foram alguns dos casos apontados. Nalguns locais “chove dentro” e “faltam os materiais mais básicos para assegurar a prestação de serviços de enfermagem ou a higiene e esterilização dos equipamentos”. Isto sem contar com as listas de espera que “não param de aumentar” e com a sobrecarga de trabalho que é imposta aos profissionais de saúde.
Carolina Cardoso acrescentou mesmo que, a avaliar pela atual situação, estamos perante “um cenário de terceiro”, em que a população é chamada a pagar os erros da governação social-democrata. Pelo que, mais do que nunca, é importante que as entidades competentes não “se demitam das suas responsabilidades” e resolvam de maneira “rápida e célere” os problemas do sector.
Para além das ações de denúncia ou para recolha de assinaturas, a porta-voz da Comissão de Utentes do Serviço Regional de Saúde admitiu posições mais efetivas para a defesa dos interesses dos madeirenses e dos portossantenses. Sendo que, para já, aguardam uma resposta do secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Jardim Ramos, a todas estas questões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário