quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Comissão de Utentes sugere reembolsos através de vales postais dos CTT


A Comissão de Utentes do Serviço Regional de Saúde condenou hoje o novo método que irá ser implementado, a partir de 12 de Dezembro, pelo Governo Regional relativamente às comparticipações das consultas médicas, exames e medicamentos, cujo reembolso passará a ser feito por transferência bancária, quando, até à data, era feito em dinheiro directamente ao utente. A Comissão sugere que o Governo reconsidere que que os reembolsos sejam feitos através de vales postais nos CTT.
Segundo a porta-voz da iniciativa, Carolina Cardoso, a Comissão de Utentes tem recebido algumas queixas devido ao novo sistema anunciado. "Na nossa opinião, não é o sistema mais justo e coerente", disse, apontando que ter uma conta bancária, hoje, quase já se tornou "um luxo".
Carolina Cardoso frisou que o Governo não pode exigir que um utente tenha uma conta bancária e recordou toda a burocracia inerente ao processo de abertura de uma conta, que "não traz vantagem nenhuma aos utentes, já tão lesados em tantos aspectos". A porta-voz recordou também que o Governo Regional não deu nenhuma garantia de quando o dinheiro será transferido.
"Vemos esta mudança como uma tentativa dissimulada de levar os utentes a desistir do seu direito às comparticipações", continuou, apelando ao Governo que reconsidere e continue com o modelo antigo, "apesar de todas as debilidades que apresenta". A Comissão de Utentes sugere que os reembolsos sejam feitos através de vales postais nos CTT e que seja implementada uma data limite de pagamento das comparticipações, não superior a 30 dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário